CONDIÇÕES GERAIS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, GARANTIA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA PELA ASTRO34 – V 3.03

1.     GARANTIA
  • A ASTRO 34 é responsável pela garantia do funcionamento dos aparelhos fabricados em sua fábrica e/ou fabricados por suas representadas, durante o período estipulado no ato da Compra.
  • O período de garantia a que se refere a cláusula acima, vai mencionado nas propostas fornecidas pela ASTRO 34 ou nas faturas Proforma expedidas diretamente pelos Fabricantes.
  • Durante o período de garantia referido em 2, a ASTRO 34 fornecerá a mão-de-obra e material necessários para sanar os defeitos verificados nos aparelhos e identificados como de exclusiva responsabilidade do fabricante, desde que estas falhas sejam comunicadas imediatamente a ASTRO 34. A ASTRO 34 não se responsabilizará em nenhuma hipótese por perdas e danos de qualquer natureza ocasionados pela falha dos aparelhos durante o período de garantia.
  • Depois de identificar o defeito, a ASTRO 34 consertará ou substituirá, a seu critério, os componentes ou peças que apresentem defeito, desde que estes defeitos não sejam ocasionados por mau uso, negligência na operação, instalação errada, transporte inadequado ou negligência no transporte, lacres de garantia violados, alteração ou conserto por pessoa não autorizada, ou acidentes de qualquer natureza, ocorrências meteorológicas e climáticas. No caso dessas últimas hipóteses a ASTRO 34 poderá realizar os serviços corretivos necessários, mas cobrará dos clientes as peças e/ou materiais empregados, bem como, as horas de trabalho do técnico, necessárias para a correção das falhas.
  • A Garantia não cobre em hipótese alguma quaisquer materiais de consumo, tais como: peças de vidro ou quartzo, filamentos, fusíveis, válvulas eletrônicas, lâmpadas, anéis de vedação, septos, filtros, fritas, baterias e outros materiais que por sua natureza ou uso sejam passíveis de queima, desgastes ou danos em condições normais de uso, não são cobertos por esta garantia.
    • Durante os serviços realizados em Garantia, tais materiais mencionados no parágrafo supra poderão ser utilizados para realização dos consertos. Tais materiais deverão ser fornecidos pelos clientes, já que constam dos Kits oferecidos no ato da aquisição (salvo por economia solicitada pelo cliente no ato da compra ou quaisquer outras razões que não explicitadas neste documento).
    • Caso o cliente não possua tais itens em seu estoque, o técnico poderá utilizar itens que tenha em seu poder.
    • Em casos infortuitos poderão ser danificados acidentalmente pelos técnicos da ASTRO34.
    • Em ambos os casos mencionados em 1.5.2 e 1.5.3, as despesas relacionadas à uso de materiais listados em 1.5 correrão por conta do cliente.
  • A ASTRO 34 manterá um estoque de peças razoável para substituição em aparelhos na garantia. Fica ressalvado, porém que poderá não ter em seu estoque peças necessárias para a substituição em um dado aparelho ou subsistema. Nesses casos a peça ou peças terão que ser adquiridas no mercado nacional ou internacional.
  • A ASTRO 34 não se responsabilizará por avarias sofridas pela mercadoria em trânsito entre a fábrica e/ou depósito ou laboratório do cliente. Todos os transportes ou remessas de aparelhos, peças ou componentes deverão ocorrer através de transportadoras idôneas e cobertas por apólice de seguro. A abertura dessa apólice tal como transporte é de responsabilidade exclusiva dos clientes.
  • A garantia descrita acima será fornecida a aparelhos e peças entregues na oficina da ASTRO 34, ou local por ela designado.
  • Os aparelhos deverão ser enviados com frete pago. ASTRO 34 não aceitará aparelhos enviados com frete “a pagar”. Igualmente a ASTRO 34 devolverá os aparelhos sempre com frete “a pagar” pelo cliente.
  • Nos casos de Importação Direta, onde o cliente importou o equipamento, as despesas com remessa e retorno ao Brasil correrão por conta do cliente. A ASTRO34 ou suas representadas não se responsabilizam por quaisquer despesas de frete, seguro ou impostos e taxas de qualquer natureza para importação dos itens em retorno ao Brasil.
  • Nos casos em que seja impossível remover o aparelho, ou quando o cliente não desejar a remoção do mesmo, serão cobradas do cliente as despesas de locomoção, hospedagem e alimentação do técnico ou técnicos, durante o período necessário a execução do serviço de garantia.
  • Os chamados para correção de defeitos durante o período de garantia serão atendidos dentro do horário comercial da ASTRO 34. Dessa forma as viagens dos técnicos serão iniciadas somente após o início do horário laboral dos mesmos.
  • Caso o cliente necessite que o técnico esteja em horários diferentes daquele especificado acima, será cobrada uma taxa referente à remuneração de horas extra.
    • Caso o atendimento técnico tenha que ser prestado além do horário comercial, será também cobrada taxa correspondente às horas extras, necessárias à conclusão do serviço. O valor dessa hora terá um acréscimo de 50%. Esse acréscimo também será feito sobre horas de viagem. Esse período é limitado a 2 horas extras por dia.
    • Para os casos em que a solicitação seja para atendimento em Sábados, Domingos e Feriados, será aplicada uma taxa de 100% sobre o valor da Hora Técnica e Hora de Viagem.
2.     INSTALAÇÃO
  • Ao receber quaisquer equipamentos vendidos pela ASTRO34, seja no mercado nacional ou por importação direta, o cliente deve: 1- Inspecionar as caixas para verificar se houve qualquer impacto, perfuração ou dano que possa ter afetado o equipamento; 2- Abrir imediatamente as caixas e verificar a integridade física dos equipamentos assim como a integralidade dos itens adquiridos, conferindo conforme documento anexado, seja ele a Nota Fiscal, nos casos de compra nacionalizada, ou o “Packing List” no caso de Importação Direta.
    • Caso sejam verificados danos nas embalagens, o cliente deve notificar imediatamente a companhia transportadora de tal ocorrência para que o seguro contratado esteja ciente.
    • Uma vez notificada a transportadora, e caso o equipamento apresente dano aparente, o cliente deve informar a companhia seguradora imediatamente. Após feito isso, o cliente deverá solicitar à ASTRO34 um orçamento para reparo dos danos. O cliente deverá apresentar o orçamento para a Seguradora que cobrirá quaisquer despesas referentes á estes danos.
    • Caso o equipamento não apresente danos aparentes, mas a caixa esteja com danos comprovados (perfurações, impactos ou tombamentos registrados pelos dispositivos de medição – “tilt” e “impact meters”). O cliente deverá notificar a transportadora informando que somente será possível comprovar o dano após verificação do técnico da ASTRO34 no ato da instalação. Caso o técnico verifique tais danos, um orçamento será preparado. O cliente deverá submeter o orçamento á companhia seguradora contratada para que possa ser ressarcido destas despesas.
    • A ASTRO34 não se responsabiliza em nenhuma hipótese por quaisquer danos ocorridos pelo mal manuseio e transporte de caixas. Para isso a ASTRO34 recomenda sem exceção a contratação de seguro de transporte a ser contratado diretamente por seus clientes ás transportadoras que contratem.
    • A ASTRO34 não indica ou recomenda qualquer transportadora ou companhia de seguros aos seus clientes.
  • A instalação quando contratada ou acordada durante o processo de compra, compreende a montagem e ajuste dos aparelhos, a fim de que os mesmos possam ser operados dentro de suas especificações técnicas, pelo cliente ou seu operador.
  • A ASTRO 34 não será responsável por serviços de instalação elétrica, instalação hidráulica, instalações pneumáticas e de gases especiais, condicionamento de ar ou qualquer outro serviço de alteração em obras civis, no local de instalação do aparelho. Esses serviços serão de responsabilidade exclusiva do cliente.
  • Na ocasião da confirmação do pedido a ASTRO 34 enviará aos clientes um documento “Pré-Requisitos para Instalação”. Esse documento conterá todos os detalhes sobre a infraestrutura necessária à instalação do aparelho. As instruções nele contidas deverão ser seguidas rigorosamente a fim de garantir o bom funcionamento do aparelho.
  • A ASTRO 34 se reserva o direito de não instalar um aparelho em local cujas condições, a seu critério, possam afetar o seu bom desempenho. Poderá ainda cancelar a garantia correspondente, caso o aparelho seja instalado nesse local, sem sua autorização.
  • Os custos para os serviços de instalação a que se referem as cláusulas anteriores, quando cobrados, terão seus valores indicados nas propostas da ASTRO 34.
  • Serão cobrados do cliente as despesas de locomoção, hospedagem e alimentação do técnico ou técnicos, durante o período necessário para a instalação do aparelho.
  • As despesas a que se refere 2.6, não serão cobradas, quando a instalação do aparelho for na cidade de São Paulo ou outras cidades onde a ASTRO 34 possua filiais do seu Departamento de Assistência Técnica.
  • A ASTRO 34 poderá ainda, a seu critério, cobrar do cliente as horas de trabalho do técnico dentro das tabelas de preços vigentes, caso o mesmo não possa iniciar a instalação do aparelho, em virtude de o local designado pelo cliente para a instalação não reunir o mínimo de condições necessárias ou porque as instalações solicitadas pela ASTRO 34 através de documento “Pré-requisitos para Instalação” não terem sido atendidas.
  • A instalação não compreende o treinamento de operadores. Caso o cliente deseje que seus operadores sejam treinados durante a instalação, esse treinamento será cobrado a parte.
3.     ASSISTÊNCIA TÉCNICA
  • Encerrado o prazo de garantia, qualquer defeito ou falha havido nos aparelhos será solucionado pela Assistência Técnica da ASTRO 34, conforme estabelecido nas cláusulas adiante.
  • Essa assistência técnica será fornecida na sede da ASTRO 34 em local por ela indicado, devendo os instrumentos ser enviados com frete pago para o endereço indicado, na ocasião da comunicação do defeito.
  • Após a avaliação do defeito, será feito um orçamento relacionando os custos de mão de obra e materiais, bem como, condições e prazos para a realização dos serviços. Este orçamento será apresentado em formulário próprio, devendo ser devolvida a ASTRO 34 com a devida aprovação no prazo estabelecido no campo Validade da Proposta.
    • Os preços e condições do orçamento terão sua validade a contar da data de sua emissão.
    • Nos casos em que o cliente não aprovar o orçamento, ou ainda quando não houver nenhuma manifestação até o fim do prazo de validade do orçamento, o (s) aparelho (s) será (ão) devolvido (s), sendo cobrados do cliente as horas de serviço utilizadas para a avaliação do defeito e o frete de retorno.
  • O custo de mão de obra por hora/homem efetivamente trabalhada no reparo do aparelho consta da Tabela de Preços Vigentes da ASTRO 34.
  • As frações de hora acima de 15 minutos serão automaticamente arredondadas para a 1/2 (meia) hora subsequente para efeito de cálculo do valor do serviço.
  • Nos casos em que seja impossível remover o aparelho, técnico poderá se locomover até o local onde se acha instalado o aparelho com prévio agendamento.
  • Nos casos referidos em 6, serão cobradas do cliente, além das taxas normais explicitadas em 3.4, 3.8, e 3.9, as despesas de locomoção, hospedagem e alimentação do técnico, durante o período necessário a execução do serviço, bem como, as horas de viagem do mesmo. O valor cobrado para a hora de Viagem consta da Tabela de Preços Vigentes da ASTRO 34.
  • Caso a duração dos serviços referidos em 6. Seja inferior a 8 (oito) horas, serão cobradas as 8 (oito) horas integrais.
  • No caso de serviços cuja duração exceda 8 (oito) horas, serão cobradas as horas efetivamente trabalhadas adicionadas às 8 (oito) horas iniciais, limitadas a 10 horas por dia. Nas horas excedentes haverá cobrança de taxa de 50%.
  • As taxas e condições dos itens 3.7, 3.8 e 3.9 não se aplicam a localidades onde a ASTRO 34 possua filial do Departamento de Assistência Técnica. Nestes casos serão cobradas além das horas efetivamente gastas, 1 (uma) hora adicional a cada 7 (sete) horas ou sua fração, pelo valor da taxa estabelecida em 3.4, para ressarcimento do tempo do técnico gasto na viagem mais as despesas de locomoção.
  • Os instrumentos básicos para a emissão das Notas Fiscais/Faturas referentes aos serviços e peças serão: 1ª via do orçamento, aprovado e assinado pelo cliente e/ou 1 (uma) via do Relatório de Assistência Técnica emitido no ato da prestação do serviço e mais as cópias dos comprovantes de despesas.
  • A solicitação para assistência técnica deverá ser por escrito (fax, e-mail, telegrama ou carta expressa), contendo marca, modelo e número de série do (s) equipamento (s) defeituoso (s) e a descrição detalhada do problema ocorrido.
    • Por medida de agilização dos serviços, a ASTRO 34 poderá atender a solicitações verbais ou por serviços de mensagens instantâneas, porém não dispensará a confirmação por escrito do chamado cond=forme descrito em 3.12 acima.
    • A ASTRO 34 não se compromete quanto ao prazo para o início dos trabalhos de assistência técnica para um dado aparelho. Os pedidos serão atendidos em ordem cronológica de recebimento e os clientes serão informados sobre a data para o atendimento, após o recebimento das solicitações correspondentes pela ASTRO 34.
    • Caso o cliente tenha urgência para o atendimento solicitado a ASTRO 34 poderá atender em prazo menor ao programado, porém cobrará do cliente uma taxa de urgência de 100% (cem por cento) do valor da hora técnica e das horas de viagem indicados em 4 e 3.9.
    • Nos casos em que o cliente solicitar o atendimento durante sábados, domingos e feriados, será cobrada uma taxa adicional de 100% do valor da hora técnica. A esse valor deverá ser adicionada a taxa de urgência referida no item 3.12.3.
  • A ASTRO 34 não fornecerá serviços de assistência técnica avulsa a aparelhos que por seu valor, sofisticação, localidade da instalação ou qualquer outra condição que, a seu critério, exijam atendimento mais minucioso ou frequente. Para esses aparelhos deverão ser celebrados Contratos de Assistência Técnica nas condições descritas na cláusula 14. Adiante.
  • A ASTRO 34 dispõe de diversas modalidades de Contratos de Assistência Técnica, que poderão ser celebrados de acordo com o especificado na cláusula 13, acima. Esses contratos poderão incluir cláusulas de manutenção preventiva e corretiva, com ou sem o fornecimento de peças, atendimento em 24 horas e outras condições vantajosas para os clientes. Minutas e maiores detalhes sobre estes contratos poderão ser fornecidos mediante solicitação ao Departamento de Assistência Técnica.
  • Ao término do serviço a ASTRO34 fornece uma garantia de serviço que segue conforme as regras abaixo:
    • O Prazo para garantia de serviços em equipamentos Importados será de acordo com o descrito nas propostas de serviços enviadas após realizado o diagnóstico.
    • Para equipamentos de Fabricação pela ASTRO34 o tempo padrão de garantia é de 90 dias para os equipamentos com menos de 5 anos de uso e 30 dias para equipamento com mais de 5 anos de utilização.
    • A Garantia não cobre: Erro de manuseio ou manuseio inadequado; Danos ocasionados por queda; Problemas devido ao transporte com indício ou violação do Lacre de Garantia; Peças de vidro ou quartzo; Motores.
    • Para equipamentos de fabricação nacional, com 15 anos ou mais de fabricação não haverá garantia nem das peças quanto do serviço devido à falta de peças de reposição novas no mercado.
    • Encerrado o prazo de garantia, para qualquer defeito ou falha nos aparelhos será apresentado novo orçamento para reparo pela assistência técnica, contendo os custos com a mão de obra, peças e se necessário translado.
4.     INSTALAÇÃO DE PEÇAS EM CLIENTES
  • Os Técnicos da ASTRO 34 levam em suas malas diversas partes e peças pertinentes aos equipamentos nos quais realizam as manutenções.
  • Via de regra, tais componentes são transportados pelos técnicos utilizando-se Notas Fiscais de remessa em nome do mesmo.
  • Tais componentes são de propriedade da ASTRO 34 e fazem parte de seu estoque comercial de materiais de reposição.
  • Quando da substituição de tais componentes, executada nos equipamentos dos clientes, tais peças deverão ser faturadas contra o Cliente imediatamente, de acordo com as condições comerciais acordadas no pedido/autorização de manutenção do equipamento em questão entre ambas as empresas.
  • Caso o Cliente CONCORDE com a condição acima, o técnico registrará no Relatório de Serviços da ASTRO 34 e o cliente deverá assiná-lo dando o aceite. O técnico poderá naquele instante, fornecer ao Cliente o custo do material.
  • Caso haja necessidade, estes custos poderão ser enviados também por proposta comercial da ASTRO 34.
  • Caso o Cliente NÃO CONCORDE com a condição acima citada, o técnico estará imediatamente autorizado a remover a parte/peça instalada no equipamento, mesmo que isso represente a paralisação do mesmo. Neste caso, a ASTRO 34 enviará uma proposta comercial ao cliente e aguardará a compra regular do material. Após a aquisição da peça será agendada uma nova visita COBRADA, para que o técnico realize o serviço.

 

OBS: A ASTRO 34 se reserva o direito de modificar a qualquer tempo, as Condições ora constantes nestas normas.